Por que as pessoas morrem de dengue

 

Por que as pessoas morrem de dengue?
A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais e se prolifera principalmente na água parada. Há quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4. Quando alguém é infectado por um deles, seu organismo cria anticorpos para que ela se torne imune a este tipo. Porém, ela poderá ser infectada pelos outros vírus. A dengue hemorrágica é a mais agressiva. Ela causa sangramentos e queda da pressão arterial, o que causa o risco à vida. Pessoas mais sadias tem tendência a ter reações mais fortes quando contaminadas pela segunda vez, independente de qual seja o tipo de vírus que a infecte. Esses pacientes são os que correm mais risco de desenvolver a dengue hemorrágica.
Dengue hemorrágica e a morte
A dengue hemorrágica se dá a partir da segunda infecção sequencial, pois o novo anticorpo reage com outros anticorpos do vírus anterior. Isso desencadeia o choque hipovolêmico (queda da pressão arterial, pele fria, tonteira, diminuição das plaquetas e aumento do número de hematócritos). A multiplicação do vírus provoca inflamação nos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue circule mais lentamente, o que pode tornar o sangue mais espesso e provocar a queda de pressão. O sangue espesso pode coagular dentro dos vasos, causando trombos. A circulação lenta também prejudica a oxigenação e o funcionamento dos órgãos. Caso não haja tratamento adequado o sangue irá parar de circular, os órgãos não funcionarão e consequentemente ocorrerá a morte do paciente.
Como se pega a dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria dos casos de dengue hemorrágica, a pessoa já havia tido dengue anteriormente e quando é novamente infectada pelo vírus, desenvolve sintomas mais graves, resultando nesse tipo de dengue.
A primeira vez nunca é dengue hemorrágica?
Apesar de ser mais raro a dengue hemorrágica pode surgir em pessoas que nunca tiveram dengue, sendo que neste caso os bebês são os mais afetados. Embora ainda não se saiba exatamente porque isso pode acontecer há conhecimento de que os anticorpos da pessoa conseguem se ligar ao vírus, mas não consegue neutralizá-lo e por isso ele continua se replicando muito rapidamente e causando graves alterações no organismo. Na maioria dos casos, a dengue hemorrágica surge em pessoas que forma infectadas pelo vírus pelo menos uma vez.
Tem cura?
A dengue hemorrágica tem cura quando é identificada e tratada rapidamente. É possível ficar completamente curado, mas para isso é preciso ir ao hospital logo que surjam os primeiros sintomas de dengue, especialmente se houver muita dor abdominal ou sangramento pelo nariz, ouvidos ou boca.

Um dos primeiros sinais que podem indicar dengue hemorrágica é a facilidade de ficar com marcas roxas pelo corpo, mesmo em pequenas pancadas, ou o aparecimento de uma marca escura no local em que foi administrada uma injeção ou tirou sangue. Fonte: Tua Saúde, IEPD #informativosindsaerc #ace #acsace #todoscontradengue #ace #acsace #sindsaerc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE ao prefeito de Brejo do Cruz-PB

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE e reivindica cumprimento de leis ao prefeito de Riacho dos Cavalos/PB Arthur Vieira Carneiro

MAPA DO ITINERÁRIO DOS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACE) E DOS TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ÊNFASE NO COMBATE ÀS ENDEMIAS (TACE). DE CATOLÉ DO ROCHA /PB