A dengue em crianças e gestantes
A dengue é uma infecção que é transmitida por mosquitos (fêmea) infectados, principalmente pelo Aedes aegypti. Afeta a bebês, crianças pequenas e adultos, mas poucas vezes é mortal. Segundo a Organização Mundial da Saúde metade da população mundial corre o risco de contrair essa doença. Atualmente tem maior incidência em países tropicais da Ásia e América Latina, ainda que nos últimos anos se tornou endêmica também em regiões da África e se estendeu pela Europa onde existe a possibilidade de que surjam surtos dessa doença.
Depois da picada do mosquito infectado a criança passa por um período de incubação que vai dos 4 aos 10 dias. Os sintomas podem ser leves nos menores e nas pessoas que sofrem a doença pela primeira vez. Em geral a dengue começa com sintomas parecidos com a de uma infecção viral: febre, mucosidade nasal, tosse e irritação na pele. Depois da picada do mosquito infectado a criança passa por um período de incubação que vai dos 4 aos 10 dias. Os sintomas podem ser leves nos menores e nas pessoas que sofrem a doença pela primeira vez. Em geral a dengue começa com sintomas parecidos com a de uma infecção viral: febre, mucosidade nasal, tosse e irritação na pele. Em alguns casos aparece também:
7 sintomas da dengue em bebês e crianças
1. Febre elevada (40ºC). 2. Dor de cabeça muito intensa. 3. Dor atrás dos globos oculares. 3. Dor atrás dos globos oculares. 5. Náuseas e vômitos. 6. Aumento dos gânglios linfáticos. 7. Erupções na pele.
Como a dengue afeta as gestantes
Se uma grávida é contagiada com a dengue, o vírus pode desencadear contrações que podem provocar um parto prematuro ou a morte do bebê.
Às vezes o bebê pode apresentar baixo peso ao nascer. Se a mulher estiver infectada pelo vírus da dengue no momento do parto o bebê corre o risco de contrair o vírus nas suas duas primeiras semanas de vida. Fonte: Guia Infantil #informativosindsaerc #acsace #gestante #criança #sindsaerc
Comentários
Postar um comentário