Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias sabem quais são suas atribuições? Qual lei federal que garante essas atribuições?
A lei 13.595/2018 reformulações das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais. Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias essas categorias essências para o programa de atenção básica e vigilância epidemiológica ambas fazem parte do SUS.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
O ACS deve visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.
O agente de combate às endemias (ACE) deve trabalhar em conjunto com a comunidade a fim de integrá-las nas ações de prevenção e combate às doenças. Assim, deve manter contato direto com a população, além de manter-se sempre atualizado.
O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva. Fonte M.S. e Sindsaerc. #informativosindsaerc #acsace #acsaceatribuições #leiRuteBrilhante
Comentários
Postar um comentário