O que é febre Chikungunya?
A Febre Chikungunya é uma doença muito semelhante à dengue que é causada por um vírus RNA do gênero Alphavirus, conhecido como vírus Chikungunya (CHIKV). O nome dessa doença é derivado de uma palavra africana que significa “aqueles que se dobram”, uma alusão à aparência da pessoa acometida pela doença.
Transmitida por mosquitos do gênero Aedes, a Febre Chikungunya é uma patologia endêmica dos continentes africano e asiático. Os primeiros registros de pacientes que contraíram a doença no Brasil foram confirmados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2014. Antes desses dados, todos os casos confirmados da Febre Chikungunya foram de pacientes infectados durante viagens ao exterior. Essa febre pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade e sexo.
Entretanto, a gravidade da doença está muito relacionada com crianças e idosos com mais de 65 anos. Quando atinge mulheres grávidas, pode ocasionar aborto. pesar da transmissão da mãe para o bebê ser rara, ela pode ocorrer. Nesses casos, são observados bebês assintomáticos em um primeiro momento. Depois de algum tempo, a criança começa a apresentar dor, febre, erupções cutâneas e edema. Além disso, também podem ocorrer problemas hemorrágicos, doenças no miocárdio e neurológicas.
Dentre os principais sintomas da Febre
Chikungunya, podemos destacar febre alta (acima de 39°C) contínua ou
intermitente, dor de cabeça, dores musculares e na articulação, conjutivite, erupção cutânea, náusea e vômito. As dores nas articulações, um dos principais
sintomas da doença, podem ser tão fortes de chegar a impedir a movimentação do
paciente (daí o nome da patologia). Essas dores também permitem diferenciar a
Febre Chikungunya da dengue Para realizar o diagnóstico da Febre
Chikungunya, alguns exames podem ser realizados, tais como o isolamento
do vírus, a sorologia e a reação em cadeia da polimerase. Fonte: Brasil
Escola #informativosindsaerc #acsace #todoscontrachikungunya #sindsaerc
Comentários
Postar um comentário