Governo Federal garante orçamento para o Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias para o ano de 2022.
O Governo Federal aprovou a LOA Lei Orçamentária Anual de 2022, dano condições do reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate ás endemias que foi publicou hoje dia 24/01/2022 no Diário da União a Lei 14.303 de 21 de janeiro de 2022 que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2022.
Com isso foi garantido a dotação orçamentaria uma parte do orçamento da União para que seja paga o piso nacional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Após a sanção presidencial o governo federal tem três opções para especificar o numerário de R$ 1.750,00 para os Acs/Ace de todo o Brasil: 1° Através de Medida Provisória, editada pelo presidente da república, a 2° Através de uma lei encaminha pelo presidente da republica para ser votado no Congresso. 3° Através de uma portaria do Ministério da Saúde que regulamento o numerário de R$ 1.750,00 que seja repassado ao FNS para os Acs/Ace de todo o Brasil.
Caso seja através de uma portaria ministerial especificado esse numerário de $R 1.750,00 para que o agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possa receber esse piso é preciso ainda que faça um pedido ao executivo municipal através de requerimento afim de estabelecer uma lei municipal garantido o pagamento, bem como seu retroativo dos meses que não foi pago, infelizmente é nossa jurisprudência pede todo esse caminha para que possa ser paga o piso nacional para todos Acs e Ace do Brasil. Fonte: Sindsaerc #informativosindsaerc #agentedesaude #agentedeendemias #pisonacional #direito #lutasindical #sindicatos #associações #direitosindical #direito #sus #atençãobasica #atençãoprimária #vigilânciaepidemiológica #UBS #USF #UPA #saúde
Comentários
Postar um comentário