e-SUS a versão mais recente a 4.0 veja como atualizar e fazer a migração transmissão de dados de forma segura e outras melhorias estruturias
Para prestar um serviço de saúde eficiente
à população, é preciso gerenciar as informações dos pacientes de forma
organizada. Por isso, o Ministério da Saúde criou a Estratégia
de Informatização da Atenção Básica (e-SUS AB). A ideia é usar a tecnologia para facilitar
o trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o
atendimento ao cidadão.
A utilização do e-SUS reduz
retrabalhos, evita a necessidade de utilizar diversos sistemas diferentes e
possibilita maior integração das
informações. Assim, os
profissionais de saúde podem se concentrar totalmente no atendimento ao
paciente e aumentar sua produtividade.
O que é e
como ele funciona?
O e-SUS AB é um conjunto de ações
do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção
Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que
sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa
estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB),
que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas UBSs. Dessa
maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de
cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde. Estão inclusos:
- Prontuário
Eletrônico do Cidadão (PEC): para agendar consultas e registrar as informações
sobre o atendimento do paciente na UBS;
- Coleta
de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e
domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de
atividades coletivas;
- Atenção
Domiciliar (AD): aplicativo
para dispositivos móveis.
Agora veja a seguir o texto
que detalha A
versão 4.0 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS APS já está
disponível para download
ATENÇÃO!
Aviso importante sobre a atualização para a versão 4.0
Os municípios que ainda não atualizaram suas instalações para
a versão 3.2.31 não podem atualizar o
sistema diretamente
para a versão 4.0, ou seja, é obrigatório estar na versão 3.2.31 para iniciar
o processo de atualização. Isso é necessário porque a versão 3.2.31 possui
adaptações importantes que permitirão a migração e transmissão de dados de
forma segura, além de outras melhorias estruturais. Ressaltamos também que a
nova versão necessita da arquitetura 64 bits.
Certifique-se de que o PEC do município está na versão 3.2.31
e faça um backup antes de atualizar para a versão 4.0. Caso esteja ainda em uma
versão anterior, baixe a 3.2.31 e faça a atualização.
Versão 4.0
O e-SUS APS 4.0
agora conta com um novo design e melhorias funcionais que irão proporcionar uma
nova experiência de uso para os profissionais que atuam na Atenção Primária e
facilitar o trabalho desenvolvido no território. Essa é uma nova fase para essa
que é a estratégia de informação em saúde que mais cresce no Brasil e que está
presente em mais de 99% do território brasileiro.
Atualize o Prontuário Eletrônico do Cidadão do e-SUS APS e
faça parte dessa nova onda de informatização, pois os próximos passos irão
conectar o Brasil inteiro.
Confira algumas das melhorias da versão 4.0 do e-SUS APS
• Novos tipos de
perfil: “Gestor municipal” e “Gestor estadual”
• Possibilita criar e alterar perfis utilizando lista de
recursos simplificada
• Adição de novos tipos de serviço oferecidos nas UBS. Esses
itens serão apresentados no módulo de Lista de atendimento.
• Unificação dos perfis Coordenação e Atendimento no tópico
“Lotação”. Profissionais poderão, por exemplo, ter na mesma lotação os perfis
de “Coordenador da UBS” e “Enfermagem”.
• Visualização de acessos e lotações de um profissional podem
na tela de informações do cadastro do profissional.
• Criação de acesso para profissionais sem lotação em
estabelecimento de saúde a partir da informação “estado” ou “município”. Eles
podem ser cadastrados por "Administradores da instalação" ou
"Administradores municipais".
• lembrete da próxima geração automática de lotes e se
existem fichas aguardando processamento nas abas Envio e Recebimento.
• Geração de relatório de inconsistências na aba Recebimento.
• Definição do horário de geração de lotes e processamento de
fichas na aba Configurações.
• Instalações de centralizadora por um profissional com
acesso de Administração municipal. Para ativar a instalação no município será
necessário gerar uma contra-chave no SISAB.
• Acesso direto aos Módulos de Cadastro de imunobiológico,
Configuração AD e Atenção domiciliar.
Versão 4.0.12
• Inclusão do procedimento Prevenção ao Covid-19 nas Escolas
na Ficha de Atividade Coletiva;
• Correção de erro ao importar CNES com CBOs específicas.
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