Campanha de Vacinação Antirrábica na zonal rural de Catolé do Rocha/PB


Gente vida de agente de combate às endemias, não é fácil, a campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Catolé do Rocha/PB foi um grande desafio para nós agente de combate às endemias, muitos desses sítios são distantes, boa parte estradas com péssimas condições. Após chegar no PA, organizava-se as vacinas, pré-estabelecia o itinerário, no caminho era distribuído esses itinerários muitas vezes o carro dos Aces deixava as equipes próximas do itinerário, mesmo assim era grande as caminhadas, debaixo de um sol escaldante com temperaturas com média de 37° gruas, a vacinação antirrábica para cães e gatos e´ fundamental temos que conscientizar esse trabalho de extrema importância para zona rural, vacina cães e gatos.

Foram vacinados na zona rural de Catolé do Rocha 2.782 cães e gatos 1.109 gatos com um total de 3.891 animais, nas seguintes sítios e distritos:

Distrito: Coronel Maia, Cajazeirinha, Picos.

Sítios: São Pedro, Liberdade, Dois Riachos, Pedro Alves, Vaca Morta, Mão Torta, São José da Lagoa Rasa, Rajada, Brejinho, Bujarí, Bujarí Fazenda, Capim Açu, Valparaiso, Malha dos Veados, Serrote das Cabras, Estrelo, Várzea Nova, Mendonça, Várzea, Mendonça Fazenda, Ricardo I, Ricardo II, Vazinha, Cococí, Macaúba, Socessego, Cacimba Nova, São Bento, Agua Branca, Boqueirão, Boqueirão II, Cajueiro, Pau de Leite, Serra Nova, São Miguel, São Domingos, Trapear, Saco, Caatinga, Barro Branco, Picos, Picos Fazenda, Tabuleiro do Lima, Catolé de Baixo, Verdo, Rancho do Povo, Rancho do Povo II, Cumbe, São José de Baixo, São José de Cima, Jenipapeiro, Recreio, Colina, Jenipapeiro de Baixo, Marcelino, Várzea do Tapuio, Conceição, Santa Fé, Várzea da Cruz, Timbaúba, Mendonça II, Mendonça III, Várzea do Roçado, Estiva, Três Marcos, Xavier, Malhada da Area, Exu, Bode, Mendonça, Cacimba, Olho d’água, Carrasco, Serrote dos Paus. Um trabalho exaustivo mas valeu a pena, com dever cumprido, orgulho de ser Agente de Combate às Endemias.          

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Fonte: Sindsaerc #acsace #informativosindsaerc #vacinaçãoanterrabica #pets #petscomamor #SUS #saúde #direito #atençãobasica #atençãoprimária #vigilânciaepidemiológica #equipesaúdedafamília #agentedesaude #agentedeendemias 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE ao prefeito de Brejo do Cruz-PB

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE e reivindica cumprimento de leis ao prefeito de Riacho dos Cavalos/PB Arthur Vieira Carneiro

MAPA DO ITINERÁRIO DOS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACE) E DOS TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ÊNFASE NO COMBATE ÀS ENDEMIAS (TACE). DE CATOLÉ DO ROCHA /PB