Sou Ace sofri um acidente de trabalho quais são meus direitos?
Quais são os direitos trabalhistas do ace acidentado?
Primeiramente se o acidente for no seu itinerário como por exemplo, queda de escada, na coleta de sangue para o exame de leishmaniose, ataques de cachorros soltos na rua, dentro de residências, em quintais, ser atacado por cães ou gatos em campanha de vacinação anti-rábica, em intoxicação de larvicida no tratamento de depósitos ou intoxicação acidental na borrifação.
Após o susto a primeira coisa a se fazer é óbvia: procurar um médico ou hospital e comunicar ao seu supervisor. Qualquer pessoa pode comunicar ao setor responsável caso o ace não tenha condições, mas e depois?
Após o acidente do ace deve retornar imediatamente ao serviço?
Se o acidente não for grave o ace receber alta médica logo após ser atendido, ele deverá retornar ao serviço.
Se o acidente tiver deixado algum tipo de lesão ao ace ficar afastado, os primeiros 15° dias de afastamento são pagos pela prefeitura.
Em seguida a prefeitura é responsável em comunicar ao INSS no primeiro dia útil após o acidente por meio do CAT e entregue ao mesmo caso passe de 15 dias úteis.
Após o 16º dia, é o INSS quem pagará ao empregado o benefício devido (em regra, auxílio doença).
Por quanto tempo o ace pode ficar afastado de suas funções?
Depende, o tempo de afastamento varia de acordo com a recuperação do ace. Assim, permanecerá afastando enquanto ainda não tiver melhorado, sem que haja um prazo limite. Enquanto durar o afastamento, seja o tempo que for, o ace tem a maioria de seus direitos trabalhistas garantidos excerto o piso e adicional de insalubridade. Fonte: Sindsaerc #informativosindsaerc #acsace #direito #saude #acidentedetrabalho #inss Veja a baixo os tipos de acidente de trabalho.


Comentários
Postar um comentário