Previne Brasil: Resultado do desempenho do 1° quadrimestre de 2023 está disponível



A proposta do programa Previne Brasil tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da Atenção Primaria a Saúde.

O desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado a cada quatro meses e tem impacto no financiamento por parte do Governo Federal está disponível o resultado do primeiro quadrimestre de 2023 no SISAB que integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS)

Com destaque aos 10 municípios com melhor desempenho, que também alcançaram nota 10 no Indicador Sintético Final que são: Floresta do Piauí/PI, Novo Xingu/RS, Guajeru/RS, Sul Brasil/SC, Santa Terezinha do Progresso/SC, Coração de Jesus/MG, Belém do Piauí/PI, Jaguaruna/CE, Santo Afonso/MT e Guairaçá/PR. Ambos de cidades de pequeno porte.

O programa Previne Brasil também tem por objetivo gratificar os profissionais da saúde que são: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Auxiliares Bucais fazem parte da APS através do Pagamento por Desempenho-Previne Brasil, mediante legislação especifica nos municípios que aderiram ao Previne Brasil, mas infelizmente uma grande parte desses municípios não estabeleceram uma lei municipal específica com base nas portarias vigentes.

O resultado de muitos municípios com baixa nota são um serie de fatores: A má gestão dos recursos por parte dos prefeitos, que desviam sua finalidade, os profissionais da saúde que não tem o reconhecimento devido financeiramente, as câmaras municipais que não fiscalizam esses recursos não exercerem seu papel de fiscalizador, a população que não cobra das autoridades constituintes o uso correto desses recursos, que infelizmente torna o papel e função do SUS cada vez mais distante da população que mais precisa, as cidades de grande porte o SUS praticamente atua em partes. Hoje o SUS, Previne Brasil e todos os seus serviços à população funciona apenas em cidades de médio e pequeno porte nos municípios brasileiros quem sabe um dia essa realidade mude.

É importante que sindicatos, associações juntos com seus sindicalizados cobrem a implantação de leis que gratifiquem esses profissionais da saúde quem fazem todo esforço para cumpri as metas do Previne Brasil.

Como conferir o desempenho do seu município?

É possível consultar as informações de desempenho de cada indicador separadamente na página do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab). Ele permite filtrar a localidade por região, estado, município ou nacional (na categoria “Brasil”). O gestor pode clicar em “ver em tela” ou em “download”, para baixar os dados.

Para consultar a nota do ISF, acesse os "Painéis de Indicadores da APS" no menu inicial do e-Gestor. Essa ferramenta oferece várias opções de filtros (como “porte populacional”, “macrorregião de saúde” e “tipologia rural urbana”), que permitem a comparação dos resultados dos municípios no quadrimestre, de acordo com as características selecionadas. Basta clicar no botão “síntese” do Painel Indicador Sintético Final e escolher os filtros desejados.Fonte: Sindsaerc #agentedesaude #agentedeendemias #direito #sindicatos #associações #lutasindical #PrevineBrasil #SUS #atençãobasica #atençãoprimária #vigilânciaepidemiológica #indicadores #desempenho #metas #equipesaúdedafamília






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE ao prefeito de Brejo do Cruz-PB

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE e reivindica cumprimento de leis ao prefeito de Riacho dos Cavalos/PB Arthur Vieira Carneiro

MAPA DO ITINERÁRIO DOS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACE) E DOS TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ÊNFASE NO COMBATE ÀS ENDEMIAS (TACE). DE CATOLÉ DO ROCHA /PB