Saúde com Agente


 


O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Unico de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)

Os cursos: Técnico para agente comunitário de saúde (ACS) e para Técnico para agente de combate às endemias tratam-se de cursos de níveis Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Agente de Combate às Endemias que serão realizados em modelos híbridos com atividades em Educação a Distância (EAD) e atividades práticas presenciais. Os alunos serão acompanhados nas atividades teóricas por tutores e nas atividades práticas por preceptores. 

Quem pode fazer estes cursos?

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias de todo o País que estejam em exercício profissional e cujos municípios de atuação tenham aderido ao EDITAL SGTES/MS Nº 2, DE 28 DE JANEIRO DE 2022.

 

Sobre os cursos:

Com o púbico alvo ACS e ACE, com duração de 10 meses, com 138.00 vagas (ACS), 62.000 vagas para (ACE) uma carga horaria de 1.275 horas com previsão de início de aulas no dia 9 de agosto de 2022, as aulas são teóricas, práticas. A teoria será on-line; a prática, desenvolvida durante as atividades dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

 É importante fazer um planejamento de suas férias   "Não existe proibição sobre férias, porém, conforme o Projeto Pedagógico, é necessário 75% de frequência em cada disciplina.

Dessa forma, a indicação é planejar períodos de férias de no máximo 15 dias, priorizando os dois primeiros meses do curso, e que seja observado o cronograma de aulas presenciais para que não exista prejuízo do aprendizado o curso também contará com recesso entre Natal e Ano Novo.

 

O que vou aprender? (ACS)

Realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;

Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;

Realizações ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde;

Propiciar aprendizagem relativa à coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares referentes às particularidades de grupos específicos.

Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção;

Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

O que vou aprender? (ACE) 

Realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;

Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;

Realizações ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde;

Desenvolver o trabalho da Vigilância em Saúde, a partir de visão interdisciplinar e globalizada;      

Estratégias para mobilização da comunidade e o estímulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas da saúde e socioeducacional. Fonte: Conasems #agentedesaude #agentedeendemias #Saudecomagente #atençãobasica #atençãoprimária #vigilânciaepidemiológica #equipesaúdedafamília #SUS #estudos #direito #sindicatos #associações #capacitação  










 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE ao prefeito de Brejo do Cruz-PB

Sindsaerc apresenta propostas da Categoria ACS e ACE e reivindica cumprimento de leis ao prefeito de Riacho dos Cavalos/PB Arthur Vieira Carneiro

MAPA DO ITINERÁRIO DOS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACE) E DOS TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ÊNFASE NO COMBATE ÀS ENDEMIAS (TACE). DE CATOLÉ DO ROCHA /PB