Agente Comunitário de Saúde Agente de Combate às Endemias ainda não fez sua inscrição no Curso Saúde Com Agente? Veja o passo a passo no site
Antes de apresentar o sistema de
inscrição, vamos apresentar algumas informações para facilitar o preenchimento
do formulário de inscrição!
Antes de iniciar sua inscrição
Leia atentamente o edital, disponível em: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/
Primeira etapa/primeira tela da
inscrição
Acesse https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao
Primeiro acesso
Insira seu CPF no campo da
esquerda e clique em Inscrição
Abrirá uma tela para inserção de
dados pessoais
Clique nas setas laterais para
visualizar as opções
Utilize a barrra de rolagem para
navegar no formulário.
Os campos com asterisco são de
preenchimento obrigatório.
Posicionando o cursor sobre o ícone?
você tem acesso a orientação sobre o preenchimento.
Nesta primeira tela, você irá
optar pelo curso e irá preencher os dados pessoais.
Todos os dados devem estar
preenchidos segundo os documentos comprobatórios que serão anexados na etapa II
(segundo o Edital de inscrição).
O e-mail cadastrado deve ser de
uso pessoal, pois será utilizado para contato durante e após a inscrição.
O sistema não permite o uso de um
e-mail já cadastrado por outra pessoa.
Atenção! Caso faça o uso de um
nome social, mas meu documento de identificação ainda não esteja atualizado,
realize a inscrição com o nome que consta em seu documento de identificação.
Os inscritos selecionados no
resultado final poderão realizar o requerimento de inclusão do nome social nos
registros acadêmicos após a efetivação da matrícula segundo os termos da
Decisão 506/2014 do CONSUN que aprova a política de uso de nome social para
pessoas travestis e transexuais.
No campo endereço, ao informar o
CEP, o sistema irá bucar o endereço sendo necessário completar o número e
complemento se houver.
As declarações já vêm
assinaladas. Ao manter assinalado você está concordando com a declaração.
A declaração inicial e final são
de concordância obrigatória.
Ao final é preciso clicar em
Salvar Inscrição!
Atenção! Se houver erros de
preenchimento, o sistema emitir aviso de erro e o campo a ser corrigido ficará
com coloração rósea!
Faça as correções conforme
indicado.
Atenção! Ao salvar sua inscrição
na primeira tela, ela passa a ser registrada no sistema, mas não está
concluída!
Atenção! A inscrição só será
efetuada após o envio da tela seguinte!
Após salvar a primeira tela, o
sistema abrirá automaticamente a página da segunda tela.
Uma mensagem com o código para
validação do e-mail será enviada ao e-mail cadastrado.
O candidato que salvar a primeira
tela, não realizar a validação do e-mail, e fechar a janela do formulário de
inscrição, terá que retornar ao sistema via aba de acompanhamento usando o
acesso via gov.br do portal de inscrição.
O candidato que não realizar a
validação do e-mail ficará com sua inscrição não enviada, ou seja, não foi
concluída. Se esta situação durar alguns dias, o sistema emitirá uma mensagem
de aviso de cadastro incompleto para o e-mail cadastrado.
Segunda etapa/segunda tela da
inscrição
Após salvar a primeira tela, o
sistema abrirá automaticamente a página da segunda tela.
A primeira ação é validar a
inscrição. Acesse o seu e-mail, localize a mensagem com o código, preencha o
código no formulário e clique em validar.
O sistema vai emitir mensagem na
tela, clique em OK e siga preenchendo o formulário.
Enquanto o candidato não enviar a
segunda tela do formulário, a inscrição constará no sistema como não enviada.
Se sua inscrição ficar como não
enviada durante alguns dias, você irá receber mensagem de aviso de cadastro
incompleto por e-mail.
Nesta segunda tela, o candidato
deverá preencher as demais informações e anexar os documentos.
Os documentos devem ser anexados
em formato pdf ou imagem/jpg ou png.
O candidato deverá preencher as
informações do serviço.
Em Unidade de Saúde insira o nome
do seu local de trabalho e uma lista com opções irá aparecer.
Se a sua Unidade de Saúde não
estiver cadastrada, você poderá incluir.
O campo documentos apresenta a
lista de de documentos segundo a opção de escolaridade.
A lista de documentos é
compatível com a opção de ensino médio incompleto ou ensino médio completo ou
superior realizada na primeira etapa.
Caso tenha havido erro na opção
de ensino, localize seus dados pessoais na parte inferior do formulário e
corrija.
O documento a ser anexado é
sempre o relativo ao ensino médio, mesmo que o candidato tenha curso superior.
Para anexar os documentos (Ensino
médio incompleto ou Ensino médio completo), leia o nome do documento na coluna
da esquerda e busque o documento no seu computador através do botão escolher
arquivo.
Após a inclusão do anexo a coluna
da direita irá se alterar e aparecerão os botões visualizar e remover. (Ensino
médio incompleto ou Ensino médio completo).
Clicando em visualizar, abrirá a
tela com seu documento. Clicando em remover, é possível remover o documento do
sistema.
Nesta tela, o candidato ainda
poderá editar seu e-mail através do ícone alterar e-mail.
Os dados pessoais também podem
ser editados.
Na segunda tela, ainda é possível
salvar o formulário de inscrição e dar continuidade em outro momento.
Nesta situação, a inscrição
constará como não enviada e é um cadastro incompleto.
Após finalizar sua inscrição,
clique em enviar inscrição.
O sistema emitirá uma mensagem de
confirmação de inscrição, clique em continuar.
Após o envio da inscrição, o
sistema abrirá a tela de acompanhamento da análise.
Esta tela permite o acesso ao
comprovante de envio de inscrição e documentação.
O candidato receberá um e-mail
confirmando a finalização da inscrição e convidando ao acompanhamento da
análise da inscrição.
Etapa de análise da inscrição
Para acessar a área de
acompanhamento, faça login no lado direito da tela em Entrar com gov.br
Ao clicar em acompanhar o sistema
irá direcionar para a identificação via gov.br
Insira seu CPF e clique em
continuar.
Se necessário, realize a
verificação de imagens e, na próxima tela, inclua sua senha.
Esta é a tela de acompanhamento
dos candidatos inscritos. Acompanhe a situação de sua inscrição.
Neste mesmo espaço é possível ter
acesso ao comprovante de envio de inscrição e documentação.
Clique sobre o botão azul e o
documento abrirá em outra tela sendo possível realizar o download.
A inscrição finalizada e que
ainda não foi analisada aparecerá como Aguardando Avaliação.
Se a situação for Aguardando
Avaliação, o candidato deve acompanhar o processo até a mudança da situação.
Caso haja alguma correção
necessária, a situação da inscrição passará para pendente.
Uma mensagem de aviso será
enviada ao e-mail do candidato.
Realize as alterações no prazo de
3 dias a partir do recebimento do aviso.
A tela do inscrito estará com
aviso de pendência.
Clique em parecer e efetue as
alterações solicitadas. Anexos rejeitados estarão em vermelho, corrija os
mesmos.
Ao final, envie novamente o
formulário!
Sua inscrição será analisada
novamente. Siga acompanhando!
As inscrições analisadas e
aprovadas passam para a situação de homologadas!
O resultado final obedecerá a
classificação de data e hora de envio da inscrição dos candidatos com inscrição
homologada.
Siga acompanhando a análise de
sua inscrição até a mesma apresentar situação de homologada!
Não há limites para correções,
mas as mesmas precisam ocorrer no prazo de até 3 dias do envio da pendência!
Ao término do período de
inscrição, as inscrições incompletas (formulários salvos e não enviados) não
serão avaliadas.
As inscrições pendentes que não
forem corrigidas passarão para a situação de não homologadas.
O candidato que tiver situação de
inscrição como não homologada não será selecionado ou matriculado.
Acompanhe o resultado final pelo
site da UFRGS https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/
Em caso de dúvidas: Ligue 136.
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Veja o PDF completo da inscrição para baixar
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